Lia e a Educação Social!

Educação Social e os “Arrumadores”

A acção profissional de um educador social exige-lhe a capacidade de dinamizar projectos e acções adequadas aos grupos junto de quem trabalha. Na sua formação deve adquirir conhecimentos teóricos básicos e, é nisto que este trabalho reporta a aquisição da teoria.

Antes de explicar os diversos pontos de vista acerca do que é a educação social e qual o seu objectivo, é importante ter em conta como e porque surgiu. Assim sendo, devido à Revolução Francesa no sec. XVIII e à Revolução Industrial, nos finais do sec. XVIII e início do sec. XIX, provocaram grandes alterações na organização da estrutura social, por outras palavras provocaram uma desorganização social, sendo necessário um método de reorganização. Face a este interesse de conhecer a nova realidade social, foi imprescendível a criação de instrumentos de recolha e análise da informação, nascendo com isto as ciências sociais (que foi buscar ao modelo das ciências naturais e exactas, pela necessidade de reconhecimento científico).

Após isto, é importante referir que a educação social está em aperfeiçoamento permanente. Segundo Petrus (1994) citado por Gloria Pérez Serrano, a educação social é definida tendo em conta o contexto social, as condições políticas, as formas de cultura predominantes, a situação económica e a realidade educativa de um determinado momento. Podemos com isto afirmar que, a definição de educação social, neste momento, não será a mesma quando finalizarmos o curso.

A educação social não tem um sentido unívoco, necessita de vários enfoques, logo, segundo Sanvisens (1984) citado por Gloria Pérez Serrano a educação social é a condução ou auxílio ao desenvolvimento das faculdades sociais do Homem e ao seu exercício adequado na comunidade. Desta forma, o objectivo da educação social é o desenvolvimento das disposições sociais do ser humano, levando-o a uma integração na sociedade, para a qual deve efectuar uma adequada aprendizagem das regras. Por outras palavras, a educação social é significativa para o processo de desenvolvimento do indivíduo na sua inserção comunitária.

Para concluir, segundo Gloria Pérez Serrano [s/d] a educação social tem como finalidade, não só integrar o indivíduo nos diferentes grupos socias, bem como contribuir ao melhoramento e transformação da sociedade.

A área de intervenção do educador social é um universo alargado, desta forma o grupo decidiu reger-se aos “arrumadores”.

A visão da sociedade perante a situação dos “arrumadores” de automóveis é a seguinte: a maior parte das pessoas ao avistarem um arrumador têm de imediado uma conotação negativa, pensando que este é toxicodependente ou sem-abrigo. A reacção mais comum é dar umas moedas com receio que este estrague o carro. Por outro lado, existem pessoas que não dão nada, pois acreditam que ao contribuirem com uns “trocos”, estão a encorajar os “arrumadores” a não deixarem essa vida, uma vez que têm aquilo que querem.

Para muitas pessoas da sociedade ajudar os “arrumadores” não é dando moedas, pois o problema deve ser resolvido pelos próprios. O “arrumador” se quer, de facto, deixar essa situação deve tomar consciêcia da mudança que quer efectuar, e, passo a passo, alterar alguns dos seus pensamentos e comportamentos. Claramente que o arrumador para estar nesta situação é porque sofre de alguma carência ou problema, de certeza um desenrolar de um passado menos agradável, uma vivência marcante pela negativa, e/ou o indivíduo escolheu, à posteriori, que o caminho mais fácil seria viver na rua.

Um elemento do grupo deu o seu testemunho “para ajudar um arrumador, não lhe dava a moeda, não receava se ele me riscasse o carro. Se este se dirigi-se a mim perguntava-lhe se ele sabia que existem instituições que o podem ajudar, e dependendo do feedback deste dar-lhe-ía os contactos e tentava, até se fosse o caso acompanhá-lo. Evidentemente, que se o arrumador estivesse com fome compráva-lhe, eu, algo para comer.

A minha maior revolta é o facto das pessoas, a maioria dos portugueses, não demonstrarem nenhum tipo de preocupação com esta realidade social, sendo assim, não ajudam, pois nem perdem tempo a refletir sobre este assunto, não tentam criar empatia pelos arrumadores, e pior que tudo, rotulam, criticam e gozam, derrotando assim, a postura, que já é tão frágil. Este tipo de comportamento, por parte da população portuguesa está na origem do fenómeno social denominado de exclusão social – fenómeno esse, que os educadores sociais se debatem quotidianamente, e tentam combatê-lo (Maria)”.

Como futuros educadores sociais o que devemos fazer?

Com base na teoria estudada, a tarefa fundamental do educador social consiste na inserção destes indivíduos no seu meio social, ou seja formar o indivíduo para a convivência, para entrar em relação com os outros, para a inserção no seu meio. Por poucas palavras, formar a consciência social. Isto é bem mais fácil na teoria, pois no terreno era preciso mais do que isto, começando desde logo por uma equipa multidisciplinar.

Neste caso concreto, os objectivos fundamentais do educador social serião promover as relações humanas, fornecer o desenvolvimento da personalidade humana de modo a que o indivíduo seja capaz de tratar adequadamente com os outros. Outro objectivo seria, preparar o indivíduo a viver em comunidade, ou seja aprender a viver junto com os companheiros, favorecendo o respeito das regras.

Segundo Petrus (1998), algumas modalidades da educação social que poderião ser utilizadas neste problema social seria: educação social como daptação (adaptar o “arrumador” ao meio), educação social como socialização (permitindo a integração do “arrumador” na sociedade), educação social como aquisição de competências sociais (educá-lo para participar na sociedade), educação social como didática do social (ou seja, intervir face a este problema social), educação social como acção combatente da inadaptação social (não sendo este o único campo da intervenção), educação social como formação política do indivíduo (formação cívica do “arrumador”) e por fim educação social como prevenção e controlo social (prevenir que este tipo de casos aconteçam, e acontecendo combatendo-o)

Pode-se concluir este traballho dizendo que o educador social, segundo Medina Rubio (1997) citada por Gloria Pérez Serrano, deve saber, ser e saber fazer. Ou seja deve possuir os conhecimentos para desempenhar as suas funções com êxito. Deve ter maturidde, capacidades relacionais, capacidades comunicacionais. E, deve, aplicar os conhecimentos, que estão directamnete relacionados com o saber.

 

Pesquisa bibliográfica:

www.wikipedia.com

Campos, Adalberto Dias [s/d]  A Página da Educação

Carvalho, Adalberto Dias; Baptista, Isabel (2004) –  A Educação Social – Fundamentos e estratégias – Porto; Porto Editora

Capul, Maurice; Lemay, Michel (2003) – Da Educação à Intervenção Social – Porto; Porto Editora

(documentos policopiados)

Petrus, António (1998) – Pedagogia Social – Barcelona; Ariel Educacion

Paciano Fermoso [s/d] – Pedagogia Social

Serrano, Gloria Pérez [s/d] – Pedagogia Social-Educação Social _Construção cientifica e intervenção prática

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